A importância da relação entre escola e a comunidade

Para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivo na prática, é necessário que ocorra uma parceria mútua entre família e a escola, sendo esse um dos pilares essenciais.

Pequenas evoluções da escola podem ser percebidas ao longo do tempo enquanto ela está inserida na comunidade.

Uma comunicação efetiva entre instituição de ensino e pais/alunos, provém de uma diversidade de canais de comunicação, sejam eles as redes sociais, site, aplicativo, e-mail e/ou reuniões.

A comunidade contribui (e muito) com a educação quando percebe que a comunicação ocorre em todo e qualquer lugar, fazendo com que o mundo seja uma grande sala de aula, aproximando cada vez mais os indivíduos.

Além de ser essencial para a troca de conhecimentos, a comunicação escolar traz melhorias no âmbito social e pedagógico, principalmente se for bem alinhada.

Organize eventos

Realizar eventos ao longo do ano, como feiras culturais, gincanas e campeonatos, podem ser importantes para que a comunidade construa vínculos. Afinal, não podemos resumir a escola em apenas sala de aula. Sendo um local em que os alunos passam boa parte de seu tempo, atividades fora do conteúdo didático são ótimas alternativas para a integração.

Realize reuniões

Encontros semestrais ou bimestrais são uma ótima medida para sanar dúvidas, recolher opiniões para melhorias futuras e ter um melhor entendimento da rotina escolar. A escola pode também apoiar os pais no desenvolvimento de condições que permitam a aprendizagem em casa. 

Tenha uma gestão escolar democrática

A satisfação da comunidade escolar aumenta quando a escola preza por deixar um espaço aberto para conversas, debates e sugestões. Podendo receber feedbacks positivos ou negativos (principalmente estas, pois com elas você consegue focar nas possíveis melhorias a serem feitas). Promovendo também espaços e ações que favorecem a interação com a população, como abrir a escola para atividades da comunidade em dias específicos. 

O ser humano depende de relações. Precisamos uma das outras para sobreviver entre os indivíduos. Essas são chamadas de grupos sociais, eles são estabelecidos  através de relações das pessoas e vão se distinguindo os grupos.

A comunidade, no entanto é a forma de viver próximo, geralmente é formada pela família, vizinhos, amigos, e também o ambiente escolar. A instituição é um dos meios que exerce influência e insere o indivíduo na sociedade.

A escola é um lugar fundamental para que a criança aprenda a viver em sociedade, nesse ambiente vai perceber os mais diversos gêneros, etnias e pessoas com características diferentes, que por muitas vezes ela desconhecia até o momento. 

Incentive a participação da família no cotidiano escolar. Com ações simples como essas, a relação entre escola e comunidade se fortalece cada vez mais, não deixando um ambiente maçante para o aluno e abre portas para grandes parcerias e uma relação de respeito e reconhecimento com a equipe pedagógica.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu