Benefícios do Esporte na Escola

O sedentarismo infanto juvenil vem crescendo nos últimos anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física em nível suficiente.

Outra pesquisa, realizada pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano Sul (CELAFISCS), aponta que apenas 44% das crianças brasileiras seguem a recomendação mínima de prática.

Um caminho fundamental para que a criança obtenha práticas saudáveis e se torne uma criança mais disciplinada e com senso de equipe, é matriculá-la em uma escola que ofereça não apenas esportes e atividades físicas na matéria de educação física, e sim também como matérias complementares. 

Os benefícios do esporte tem ultrapassado o limite do bem estar físico e torna-se visível também a nível educacional e formativo para crianças, adolescentes e jovens, conforme evidências da literatura atual (BASSANI; TORRI; VAZ, 2003, p. 90).

Quais são os benefícios da prática esportiva na escola?

  • Alívio da ansiedade e do estresse graças à liberação de serotonina e dopamina;
  • Os benefícios do esporte incluem questões físicas, psicológicas e de comportamento;
  • Contribui para que os alunos passem a ter mais disciplina em geral. 
  • Novas habilidades físicas surgem. Como a coordenação motora e desenvoltura corporal;
  • Atividades em grupo, como futebol, basquete e vôlei, fazem com que os alunos aprendam a trabalhar em equipe.

O esporte é uma grande ferramenta na humanização e deve ser inserido na integração dos instrumentos educacionais colocados à disposição da sociedade (TUBINO, 2001).

Ainda segundo Tubino (2001), o primeiro é aquele que possui um caráter formativo. O esporte-lazer, como o próprio nome diz, é aquele que se apoia no próprio lazer em busca do bem-estar do indivíduo.

Por fim, o esporte de desempenho é aquele disputado obedecendo rigidamente às regras existentes – por isso, diz-se que ele é institucionalizado.


Por conta disto, o esporte pode ser considerado um importante instrumento pedagógico, que pode aumentar o rendimento escolar e contribuir para a formação do indivíduo.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu