Como fazer uma análise de concorrência?

Uma das questões que mais nos fazemos quando começamos uma empresa é: “Como nos destacarmos em meio a tantas outras?” – E isso se encaixa também quando falamos de escolas particulares e faculdades.

O que é uma análise de concorrência?

É uma prática para o planejamento e gerenciamento de vendas, bem como para as estratégias de comunicação e marketing.

A análise de concorrência permite identificar riscos e oportunidades e a tomada de decisões. Ela deve ser feita com base em dados concretos, apoiada por uma extensa pesquisa em meios online e offline. É como olhar por outra perspectiva.

Como fazer análise de mercado e concorrência

Além de conhecer sua própria instituição, você tem de conhecer mais sobre seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Tendo definido isso, fica mais fácil identificar com quais empresas a sua compete.

É importante definir objetivos, tendo eles em mente para traçar a estratégia correta para a pesquisa de semelhantes. Assim você procura pelos dados e informações corretas, evitando desperdício de tempo e investimento procurando o que for irrelevante.

Faça também uma coleta de dados utilizando as redes sociais, observando a imprensa e a publicidade, e o famoso Reclame Aqui.

Uma forma de reunir dados é fazendo a Análise SWOT, que leva em consideração fatores de estudo de mercado como preço, canais de aquisição, posicionamento de marca e satisfação de clientes. São reunidas perguntas voltadas a forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do negócio.


Após essa jornada de pesquisa e construção de uma análise de concorrência, entenda tudo o que foi coletado e apresente suas próprias conclusões para ver o que pode ser melhorado na sua instituição, montando assim uma nova estratégia de negócio.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu