Melhorando a Comunicação da Sua Escola Com os Pais dos Alunos

Estabelecer uma comunicação entre pais e escola não é uma das tarefas mais fáceis, mas é algo extremamente necessário caso a instituição queira evitar problemas e insatisfações dos pais e também dos próprios alunos.

Esse desafio tende a ser mais fácil quando a escola utiliza as técnicas corretas para alcançar um diálogo harmônico com a família. Na sequência, vamos dar algumas dicas que vão ajudar a desenvolver a comunicação na sua escola.

Diálogo Constante e Aberto

A escola precisa ter o interesse de oferecer canais de diálogo direto e claro, de forma que todos os interessados possam participar dessa conversa de maneira ativa.

Enviar e-mails e até mensagens no celular é uma forma simples e bastante eficaz de manter contato com as famílias com o objetivo de que todas as informações necessárias sobre a rotina escolar estejam sempre disponíveis para todos.

O diálogo também precisa ser constante, por isso, é importante que a escola entenda a importância de manter esse canal de comunicação, para que possa designar essa função a um funcionário responsável.

Dessa forma, esse contato será mais constante, de modo que todos os envolvidos na rotina escolar possam se beneficiar desse canal de diálogo transparente e assíduo, garantindo que todas as dúvidas e dificuldades sejam sanadas sem a necessidade de deslocamento da família até a escola.

Mensagens Claras

É importante que a pessoa responsável pela comunicação da escola entenda que todas as mensagens emitidas pela instituição precisam ser claras e objetivas, evitando assim, palavras e expressões que gerem dúvidas ou abram margens para ambiguidades. Garantindo assim, que todos os pais e alunos que receberem as mensagens possam realmente compreender o que a instituição está pretendendo informar, diminuindo o risco de uma confusão por falta de entendimento da mensagem.

Por isso, é importante sempre adotar um tom de mensagens que seja mais formal e com um linguajar mais polido, tendo a certeza de que todos os envolvidos estão realmente esclarecidos sobre as informações que a escola deseja transmitir.

Afinal, só existe comunicação eficaz quando ambas as partes compreendem a mensagem que está sendo passada.

Reuniões de Pais

Outra forma um pouco mais tradicional de adotar uma comunicação clara e objetiva com os pais e ter a certeza de que todos estão compreendendo as mensagens da escola é na reunião entre pais e professores.

Tais reuniões são de extrema importância para o processo educacional, por isso, incentivar a participação dos pais e responsáveis é essencial para que o acompanhamento da vida escolar dos alunos seja o mais próximo possível. Assim, a escola tem melhores condições de influenciar positivamente no processo de formação de bons cidadãos, claro, com o apoio das famílias.

Além disso, o contato pessoal entre a família e os profissionais da escola é muito importante! Muito embora seja normal que os pais não tenham tanto tempo para acompanhar a rotina escolar, eles precisam entender que a ida às reuniões é um investimento no futuro dos próprios filhos.

Esse acompanhamento e conversa pessoal são insubstituíveis para que todos os possíveis conflitos entre familiares e escola possam ser resolvidos da melhor forma.

Diversifique os Canais de Comunicação

É importante oferecer diferentes canais de comunicação para que todos os pais tenham acesso à escola da forma mais prática possível. E a tecnologia é uma grande aliada da escola nesse momento, podendo apostar em diferentes opções como:

  • E-mails;
  • Grupos de WhatsApp dividindo os pais de acordo com a turma;
  • Páginas da escola nas redes sociais;
  • Site da escola com o campo para contato sempre disponível;

Disponibilizar e informar aos pais a possibilidade de manter contato por essas diferentes ferramentas facilitará a comunicação.

Assim, sempre que houver necessidade os familiares encontrarão uma forma rápida e prática de serem atendidos pela escola sem sequer precisarem se deslocar pessoalmente até o local.

Não basta oferecer inúmeros canais de comunicação e não dar a devida atenção a eles. Portanto, é muito importante que a instituição realmente responda com rapidez e qualidade, entendendo que esse canal de comunicação é tão formal quanto receber uma família na sala da coordenação.

Por isso, utilizar grafia adequada e responder sempre da forma mais coerente possível é extremamente necessário, mesmo que a ideia seja aproximar a família da escola.

Usar o linguajar coloquial demais, pode gerar o efeito oposto, diminuindo a credibilidade dos comunicados da escola através dessas plataformas e fazendo com que os pais sintam a necessidade de visitarem a escola para melhores esclarecimentos.

Estar Sempre Disponível

Dentro do período de funcionamento da escola, é importante que os funcionários estejam sempre disponíveis para atender as necessidades das famílias.

Estar disponível irá ajudar a quebrar o gelo entre a família e a instituição, fazendo com que todos se sintam acolhidos pelo colégio e possam perceber que a escola está inteiramente disponível para atender e esclarecer suas dúvidas.

É justamente esse o fator que fará toda a diferença na hora em que uma família realmente precisar de um dos canais de comunicação, oferecendo também o conforto e a praticidade que todos precisam atualmente.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu