Evite inadimplência na sua escola com o Cobrança Direta Galileu

O número de inadimplência está tomando proporções maiores que o esperado? Descubra o que fazer.

A inadimplência escolar é um problema enfrentado por muitas instituições de ensino e, quando cresce a incidência de clientes devedores agrava-se também a saúde financeira da sua instituição.

A consequência desse cenário, além de financeira, é social, pois a qualidade de ensino e até mesmo a existência da escola passa a estar comprometida. 

Mas como, então, reverter esse quadro antes que ele se torne um problema grave ou irreversível? É o que vamos responder nesse artigo.

Entendendo o cenário da inadimplência

Sim, a função da escola é ensinar. Mas é preciso entender que, para isso, ela necessita da estrutura de uma empresa, pois, atrás de uma boa instituição de ensino, existe uma série de custos e investimentos.

Estrutura física, material didático e um corpo docente bem preparado são só alguns dos inúmeros exemplos de investimentos que uma escola precisa fazer e isso não se paga sozinho.

Por isso é tão imprescindível que as famílias compreendam a necessidade do investimento por parte deles para a escola conseguir manter um bom padrão de qualidade.

Ao mesmo tempo, existe um cenário de instabilidade geral na economia e particularidades na vida de cada um que podem fazer com que um cliente, ao passar por problemas financeiros, se torne inadimplente.

A sua escola tem passado por isso atualmente? Primeiramente é preciso identificar a causa. 

Além dos já citados anteriormente, existem outros fatores que geram inadimplência:

  • Falta de formalização de um contrato entre as partes;
  • Inconstância na data de vencimento das mensalidades;
  • Não ter uma política clara a respeito de reajustes;
  • Falta de comunicação com pais e responsáveis;
  • Dificuldade do cliente para consultar e quitar débitos;
  • Problemas na forma de cobrar os inadimplentes.

Todos esses problemas trazem a você, gestor escolar, a sensação de falta de controle sobre aspectos importantes da sua escola e logo as coisas se tornam uma bola de neve.

Agora, uma vez que você identificou a causa da inadimplência e ela se deve diretamente a problemas financeiros do cliente, é preciso adotar uma postura proativa.

Chame o responsável pelo aluno para uma conversa com o objetivo de entender qual a situação.

Estar aberto a negociação e flexibilização da dívida é uma boa forma de fazer com que um cliente que passa por problemas financeiros encontre uma solução viável para regularizar as mensalidades.

Para casos como esse, tato, empatia e objetividade contam muitos pontos, tanto na relação com o cliente, quanto para a saúde financeira da sua escola. 

Mas e quando o problema da inadimplência não é a falta de dinheiro?

Temos a total compreensão de que é muito demorado, requer tempo e paciência desenvolver relatórios de acompanhamento das finanças (gráficos com fluxo de caixa, apontamento de despesas e lucratividade, matrículas ativas, taxa de inadimplência, etc) de qualquer empresa, principalmente de uma escola.

Mas as escolas, apesar de demandarem uma série de análises em vários pontos, como educacional, didático, corpo docente, também requerem cuidados com a parte administrativa.

É preciso entender que facilitar os meios de pagamento para o cliente também são um fator muito importante para a redução da inadimplência.

Lembretes automáticos, constância nas datas do envio de boletos e praticidade para a realização dos pagamentos, como o cartão, são alguns dos meios de ajudar o cliente a ter mais praticidade na hora de pagar.

Acha tudo isso muito importante, mas não gosta de papeladas e quer soluções mais práticas?

Para você não se sentir um empresário desorganizado e acabar perdendo o controle sobre sua própria escola é relevante flexibilizar e inovar seus métodos através da automatização.

É de extrema necessidade que, na era da tecnologia e com todas as facilidades trazidas por ela, seja adotado por um empreendedor moderno um sistema gestor, ele deve beneficiá-lo em aspectos como:

  •  Organizar e administrar dados importantes (matrículas ativas, valores recebidos, etc);
  • Utilizar esses dados a favor da lucratividade da empresa;
  •  Cobrar, receber e direcionar os valores emitidos nos boletos;
  •  Gerenciar e direcionar a verba que entra e que sai da empresa.

Identificou-se com as necessidades citadas, mas ainda não encontrou uma solução concreta?

É por isso que nós do Sistema Galileu já pensamos em tudo isso para você. O COBRANÇA DIRETA proporciona às escolas maior praticidade em realizar todas essas questões burocráticas e cansativas.

Conheça algumas vantagens do cobrança direta: 

Agilidade na administração das finanças:

Para evitar o desgaste na emissão de boletos bancários mensais ou, até mesmo, o desconforto de cobranças informais, o Cobrança Direta, gera o boleto que chega até os pagadores rapidamente por meio do próprio Portal do Aluno.

Após o recebimento do pagamento, o dinheiro é transferido para a conta da escola de maneira fácil e rápida; tudo isso realizado por meio do seu painel administrativo, sem maiores complicações ou incômodos.

Solução para o pagamento de inúmeras taxas abusivas:

É uma prática muito comum, responsabilizar os bancos pelas formas de cobrança para evitar inadimplência, mas isso acaba saindo caro demais.

Para acabar com tal problema, o Sistema Galileu propõe o pagamento de taxa única por boleto recebido; ou seja, você não tem surpresas por ter que pagar por um percentual, nem se responsabiliza pelos boletos não pagos por seu cliente.

Tudo obtido por meio do Cobrança Direta, que planeja receber um valor justo proporcionando rentabilidade para sua empresa.

 Métodos seguros:

Além de não ter que aguardar homologações bancárias, você pode sentir segurança em realizar e controlar todos os recebimentos da sua instituição de ensino através do seu painel administrativo.

Todos os seus dados são mantidos em locais seguros e garantidos pelo nosso sistema para manter a tranquilidade e a agilidade nas suas transações.

E mais:

Você também consegue manter um maior controle sobre os dados reais de problemas de inadimplência presentes na sua escola através do seu computador.

E o melhor de tudo, é que além da redução na inadimplência, com a automação de recebíveis, você pode dedicar mais tempo para lidar com demais questões administrativas que possam surgir.

Conheça o Cobrança Direta, a solução de pagamento desenvolvida especialmente para você. Acesse o link abaixo e confira maiores detalhes e vantagens.

Cobrança direta Galileu

Automatize os recebíveis e diminua os custos da sua instituição de ensino

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu