Gamificação na Educação: Jogar para Aprender

Um dos maiores desafios na educação atualmente é o desinteresse dos alunos, e a gamificação surgiu para dar o fim nisso, principalmente pela tecnologia ser a linguagem mais utilizada pela geração dos anos 2000. São crianças e adolescentes que já nasceram conectados, e grande parte dos alunos são apegados a jogos digitais.

Que tal aproveitar e utilizar os jogos para fins pedagógicos? 

Gamificar não é apenas usar jogos prontos, mas sim utilizar elementos dos games para promover a aprendizagem e desenvolvimento pessoal dos alunos de forma lúdica!

  • Missões e desafios
  • Pontuações e rankings
  • Prêmios
  • Criação de avatares e cenários
  • Trabalho em Equipe
  • Alcance de objetivos
  • Resolução de problemas

Esse é um tipo de estratégia de aprendizagem que tem se intensificado cada vez mais nas escolas, principalmente após a pandemia do Novo Coronavírus. 

O potencial da gamificação na educação é grande, pois desenvolve competências socioemocionais sobre o aluno. É provocativo aos estudantes pois se trata de competitividade, socialização, e o desejo de ser recompensado junto com a  sensação de vitória.

Ao jogar, o aluno consegue aprender de forma facilitada por meio da prática e da diversão que a atividade proporciona, que no ensino tradicional, poderia gastar um tempo consideravelmente maior para aprender e memorizar, dependendo da facilidade que o indivíduo tem com a matéria. 

A cada final de etapa ou fase do jogo, é importante que se tenha um feedback para que o aluno saiba sobre seu desenvolvimento na matéria, onde está errando e qual o motivo. Com as plataformas, o professor consegue verificar onde o aluno errou para que verifique os pontos fracos que precisam ser reforçados durante a aula. 

O ambiente de aprendizagem pode ser motivador, e atualmente contamos com ferramentas para que isso ocorra. Essa é uma das ótimas formas de ganhar a atenção do alunos e fazer com que eles se divirtam aprendendo.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu