Minha escola é obrigada a aceitar pagamentos através de cartão de crédito?

Uma dúvida corriqueira que surge no dia a dia das instituições de ensino é se há obrigatoriedade ou não de aceitar pagamentos no cartão de crédito, tendo em vista que é comum se deparar com a situação em que o consumidor exige o aceite dessa forma de pagamento.

O Código de Defesa do Consumidor não prevê a obrigatoriedade das instituições de aceitarem o pagamento via cartão de crédito, portanto, apenas a aceitação do pagamento em dinheiro é obrigatória.

Porém, caso a escola adote o pagamento via cartão de crédito, algumas regras devem ser seguidas:

A instituição de ensino não pode estipular um valor mínimo para compras no cartão de crédito, pois tal prática é vedada pelo art. 39, inc. I do Código de Defesa do Consumidor.

Art. 39 do CDC. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.

Além disso, caso ocorra algum problema no sistema de recebimento, que impossibilite o pagamento via cartão de crédito, é certo que o consumidor não pode ser prejudicado por tal fato, haja vista que a responsabilidade é da instituição de ensino, de acordo com o art. 14 do Código de Defesa do Consumidor.

Portanto, toda forma de constrangimento deve ser afastada, tendo em vista a observância obrigatória do princípio da boa-fé objetiva.

Art. 14 do CDC. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

Por fim, caso a instituição de ensino permita o pagamento via cartão de crédito, tal forma de pagamento deve ser irrestrita, abarcando todos os serviços e produtos oferecidos. Desse modo, é vedado limitar o pagamento via cartão de crédito à apenas alguns serviços ou produtos.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu