O Que é Gestão Escolar?

A gestão escolar é uma área de atuação desafiadora e que não funciona como uma receita de bolo, um plano de gestão que é executado perfeitamente em determinada escola pode não funcionar em outra que fica no mesmo bairro.

Gerir com primazia uma instituição de ensino requer paixão e muita dedicação por parte dos profissionais envolvidos.

Mas afinal, o que é gestão escolar e como encarar esse desafio dando o seu melhor como profissional gestor? Se essa é a sua principal dúvida, continue lendo que iremos esclarecer muitas questões realmente pertinentes ao seu cotidiano.

Definindo Gestão Escolar

Ser um bom administrador não significa que necessariamente você está habilitado a gerir uma escola e que terá sucesso no ramo.

A gestão escolar é mais do que administrar a escola como uma empresa, o papel do gestor escolar vai além disso, esse profissional tem como meta principal a garantia de um ambiente em que o desenvolvimento socioeducacional seja eficaz.

O gestor escolar, tem como missão a elaboração de propostas pedagógicas que sejam baseadas na realidade de sua escola e da comunidade que a frequenta, garantindo um ensino de qualidade para todos os envolvidos.

Sempre é claro, valorizando o papel dos educadores, que são os responsáveis pela formação de cidadãos que deverão ter na escola o local apropriado para desenvolver suas competências e habilidades ao longo dos anos de ensino.

O papel do gestor escolar é o de um profissional apaixonado e que visa melhorias contínuas e incansáveis para todos os envolvidos na rotina daquela instituição de ensino.

Pilares da Gestão Escolar

A gestão escolar é dividida em 6 pilares, são eles:

Gestão Pedagógica

Refere-se a organização, planejamento e administração das estratégias que irão otimizar os processos pedagógicos, essa gestão é muito importante para motivar o professor a ensinar e despertar o desejo do aluno de aprender.

Esse é o papel do coordenador pedagógico, que tem como papel principal o cuidado com a rotina em sala de aula, incentivando o professor a dar o seu melhor, através de uma gestão que de fato potencializa as habilidades de cada profissional.

Gestão Administrativa

A gestão administrativa refere-se à administração da estrutura física, como as condições do prédio em que a escola funciona, os equipamentos e materiais necessários para o funcionamento das aulas como foram propostas pela gestão pedagógica.

Gestão Financeira

Responsável por toda a parte financeira da instituição, organizando fluxo de caixa, definindo orçamento, cálculos de custo e outras atividades referentes ao setor.

É parte da rotina da gestão financeira, lidar corretamente com a inadimplência de pais de alunos que precisa ser sabiamente combatida para não desorganizar as contas da instituição.

Gestão de Recursos Humanos

De extrema importância, a gestão de recursos humanos não lida apenas com os profissionais envolvidos nas atividades da escola.

A principal meta desta gestão é garantir que todos mantenham a satisfação, não só os professores, mas os demais profissionais, os alunos e seus responsáveis.

Gestão da Comunicação

A comunicação é de extrema importância para que todos compreendam seus devidos papéis dentro da comunidade escolar.

Os pais, por exemplo, precisam estar cientes de como está a rotina escolar dos filhos, sendo periodicamente informados sobre como está o desempenho de seus filhos e quando as notas das últimas provas serão divulgadas, além de informações relevantes como novidades que estão sendo lançadas na escola. Além da comunicação com os pais e alunos, a instituição deverá investir na comunicação interna, ou seja, envolvendo os professores, secretaria, coordenação, direção e demais colaboradores.

Manter canais de comunicação com todos os envolvidos na rotina escolar é essencial para o bom funcionamento da estrutura como um todo e negligenciar essa questão pode acarretar problemas principalmente no relacionamento entre pais e escola.

Gestão do Tempo e Eficiência dos Processos

Essa gestão é importantíssima para que o colégio funcione de maneira adequada, garantindo que os colaboradores cumpram suas atividades nos prazos determinados e todo o andamento de processos internos possa ser feito de maneira adequada.

Automatizar alguns processos, estabelecer lista de prioridades e acompanhar tudo de perto, visando verificar se existe alguma etapa gerando maior dificuldade para os colaboradores, irá ajudar aos profissionais envolvidos na gestão de tempo a garantir maior eficiência em todos os setores da escola.

A depender do tamanho da escola, será formado um time para realizar a gestão de forma apropriada, onde cada profissional irá atuar na área em que possui maior habilidade.

Existem profissionais que são excepcionais gestores financeiros, enquanto outros possuem o talento mais apurado para a gestão de recursos humanos. Aplicar corretamente a expertise de cada profissional para que a equipe de gestão seja otimizada é certamente a melhor estratégia para que o colégio funcione da melhor maneira possível.

Utilizando o talento de cada profissional em sua área de atuação de forma adequada, a empresa garante que terá uma equipe motivada a entregar os melhores resultados possíveis diariamente, o que é excelente para o funcionamento da empresa.

É importantíssimo que todos os profissionais envolvidos na gestão de uma escola atuem de forma sinérgica para que possam atingir resultados eficazes.

Sistemas de Gestão

Algumas escolas ainda atuam como as de antigamente, com processos muito manuais e isso acaba acarretando algumas dificuldades na gestão escolar.

Os processos manuais geram a necessidade de um número maior de profissionais envolvidos em todas as áreas da instituição de ensino, além de aumentar a probabilidade de que algum erro possa ser cometido, o que poderá gerar um maior custo operacional.

Apostar em softwares que auxiliem a rotina de gestão escolar é não só uma forma de reduzir custos operacionais da escola, bem como uma maneira inteligente de investir no funcionamento de uma empresa que oferecerá maior qualidade na prestação de seus serviços, porque terá toda a sua sistemática de gestão melhorada por algumas automatizações essenciais.

E como já se sabe, uma escola capaz de ofertar um serviço de excelência com o custo operacional baixo, é eficaz para atrair mais alunos, além de garantir a satisfação dos pais e responsáveis que possuem filhos matriculados na instituição de ensino.

Isso faz com que ano após ano, o colégio tenha sucesso em matrículas e no seu funcionamento como um todo, garantindo que bons cidadãos sejam formados pela instituição para contribuírem com a sociedade.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu