Tudo o que você precisa saber sobre captação de novos alunos

Quer manter uma constância ou, até mesmo, aumentar o número de alunos em sua escola?

A captação de alunos é uma meta para todas as instituições de ensino privadas, pois obter novos alunos significa resultados de sucesso em vários aspectos de uma escola.

O maior problema de todos é que conseguir aumentar a clientela não é apenas uma questão de marketing, mas sim uma somatória de ações, que nem sempre estão claras para o gestor escolar. 

Para começar, entenda de que sua escola precisa.

É claro que existem aspectos básicos que toda escola precisa estabelecer, como:

  • A escolha de um bom método de ensino;
  • Docentes capacitados e aptos;
  • Espaço favorável para atividades didáticas;
  • Equipe pedagógica preparada;
  • Organização na administração burocrática;
  • Dinamismo na resolução de possíveis conflitos.

Mas compreender as necessidades de sua escola requer uma pesquisa do tipo de público que você deseja atrair. Para isso, o contato direto e mais pessoal com os seus clientes de fato (não apenas com os alunos, mas com os pais/responsáveis e a família) é de extrema importância.

Conhecer mais de perto o que realmente os pais procuram para a educação dos filhos ajuda a moldar todos os itens citados acima e a trazer uma diferencial para sua escola.

Ao formar um perfil específico, a sua escola passa a se destacar entre as demais, e isso, em si, já se torna uma grande estratégia de marketing. Para traçar esse perfil são necessários os seguintes passos:

1º Aproxime-se, estreite as relações

Como já dito, um contato mais pessoal com seus clientes é muito interessante para conhecer pontos importantes que você já tem dentro de sua instituição, e o que você precisaria repensar.

Para uma aproximação, comece se colocando no lugar dos pais dos alunos e tentando entender o que seria importante para a educação do seu filho: do que você precisaria para confiá-lo a uma escola?

As reuniões pedagógicas são muito importantes no aspecto educacional; mas não criam uma real empatia, pois tendem a ser mais formais.

QUE TAL ENTÃO CRIAR MANEIRAS DE SE CONECTAR COM AS FAMÍLIAS TAMBÉM FORA DA ESCOLA?

A internet disponibiliza várias maneiras mais informais de os pais terem acesso às estratégias adotadas pela escola, além de poderem opinar a respeito disso para levar até você um feedback do que está ou não funcionando.

Não sabe por onde começar? Aqui vão algumas dicas:

  • Crie uma página nas redes sociais, para postar atividades lúdicas e criativas desenvolvidas na escola, ou até mesmo poste mudanças estruturais positivas por meio de fotos e vídeos;
  • Adote um aplicativo ou sistema que leve opiniões, sugestões, dicas e lembretes da instituição para a família e vice-versa, mantendo uma conexão entre os dois lados;
  • Disponibilize um endereço de email através do qual os pais consigam enviar ou receber recados importantes.

Manter-se acessível aos responsáveis pelos alunos, e trazê-los para perto, pode, além de facilitar o contato, criar um ambiente mais interativo e divulgar a imagem da sua instituição de maneira interessante ao público em geral.

Dessa forma, você consegue perceber melhor em que a sua empresa é forte, e em que ela precisa de melhorias. Os pais, por sua vez, conseguem acompanhar essas constantes mudanças.

2º Mostre o que tem de bom a oferecer

Mesmo recebendo constantemente sugestões e opiniões dos pais de alunos que já frequentam sua escola, deixe sempre à mostra os seus diferenciais e potenciais.

Criando formas de manter sua empresa sempre visível e acessível, é bem mais fácil levar uma imagem positiva a possíveis clientes.

Lembre-se de sempre:

  • Divulgar projetos realizados pela escola como forma de mostrar que sua instituição utiliza métodos para estimular os alunos a utilizarem e observarem o conteúdo aplicado de maneira prática;
  • Publicar resultados nos vestibulares e demais processos seletivos para demonstrar que os métodos utilizados pela sua instituição são efetivos e de fato geram efeitos positivos.

Com tais práticas, você consegue mostrar que proporciona uma infra-estrutura de fato eficiente e produtora de resultados, de maneira mais concreta.

Isso, não só deixa satisfeitos os pais próximos à sua instituição, mas a aproxima mais facilmente daqueles pais que buscam um diferencial, e ainda não conhecem sua escola.

3º Proporcione interatividade e automatização

É claro que todos os métodos apresentados anteriormente são formas de conectar a escola e a família dos alunos.

Porém, com toda a correria dos pais modernos, eles também procuram, não apenas uma escola que se mostre eficiente e com um bom relacionamento, mas que apresente tudo isso de maneira prática.

Hoje a tecnologia permite unir todos os dados importantes a serem fornecidos pela escola e disponibilizar aos pais de forma automatizada. 

Essa é uma vantagem que pode estar presente na sua instituição através de um sistema de gestão escolar eficiente, que possa oferecer aos pais:

  • Acompanhamento do desempenho escolar de seu filho, sabendo quais foram as disciplinas e os conteúdos bem apreendidos por ele, e em quais ele precisa de reforço e maior assistência;
  • Observar a frequência e controlar o número de faltas que podem ser permitidas ou reduzidas;
  • Inteirar-se das atividades a serem desenvolvidas em casa, podendo auxiliar e cobrar um bom desempenho para os alunos não deixarem de entregar aos professores tarefas ou trabalhos importantes ao seu desenvolvimento;
  • Conhecer o cardápio diário das crianças, para controlar melhor a alimentação de seus filhos e saber que a escola também faz isso.
  • Estar sempre atento a eventos através de lembretes enviados, fazendo com que estejam presentes e acompanhem de perto os acontecimentos da escola;
  • Não perder o prazo das rematrículas, seja por esquecimento ou por falta de tempo, pois poderá realizar do seu próprio celular quando receber os lembretes necessários;
  • Controlar sempre o prazo do pagamento de boletos, pois isso também poderá ser feito à distância após notificações para se recordar das datas mensais.

Esses são alguns diferenciais que sua escola pode proporcionar e, se bem organizados, atrairão muitos pais atarefados com seus afazeres profissionais, mas que nunca deixam de lado a preocupação com a educação e com as atividades desenvolvidas por seus filhos. 

Você pode colocar tudo isso em prática com o Galileu.

Para ter mais eficiência na sua atividade de captação de alunos, automatizar atividades e controlar todas as ações através de um Software de gestão escolar vai facilitar, e muito, o seu trabalho.

O Galileu, te ajudará em todos os aspectos do 3º passo, além de dar um apoio nos demais passos e auxiliar no melhoramento de vários pontos administrativos de sua escola, tudo de maneira automatizada e prática, para você e para seus clientes.

Além de enviar lembretes, recados e de manter a família sempre em contato com a escola, o Galileu facilita a organização das finanças, ajuda os docentes na administração da documentação dos alunos, à qual os pais terão acesso, e controla demais informações da sua instituição, para você sempre estar inteirado do que ocorre em sua escola através do painel administrativo.

Nós, do Sistema Galileu, temos toda uma equipe que ajudará sua escola em vários processos, inclusive no de captação de alunos

Não espere mais um semestre passar. Conheça agora mesmo todas as nossas soluções.

Faça gestão completa da sua escola com Galileu

COM O GALILEU, VOCÊ TEM A CERTEZA DE QUE SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO IRÁ DECOLAR.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu