Quanto posso cobrar de multa e juros pelo atraso no pagamento?

No dia a dia de uma instituição de ensino é comum se deparar com clientes atrasando o pagamento de suas mensalidades.

Com isso, muitas escolas aplicam penalidades para desestimular esse tipo de comportamento, que por vezes pode prejudicar a organização financeira da instituição.  

É muito comum ver instituições aplicando multas e juros abusivos, principalmente pela falta de conhecimento acerca das normas jurídicas que regulam tais relações.

A prestação de serviços educacionais trata-se de uma relação de consumo, haja vista que o cliente é o destinatário final do serviço. Desse modo, é no Código de Defesa do Consumidor que se encontram a maioria das regras jurídicas aplicáveis ao caso.  

Segundo o art. 52, §1 do CDC: 

“as multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigações no seu termo não poderão ser superiores a dois por cento do valor da prestação”.

Portanto, a multa é limitada a 2% sobre o valor da prestação atrasada, sendo aplicada uma única vez em relação ao atraso, não podendo ser cumulada por dias ou meses de atraso.  

De outro modo, no Código Civil e no Código Tributário Nacional encontram-se as regras sobre os juros moratórios que se limitam à 1% ao mês ou 0,033% ao dia sobre o valor da prestação atrasada. 

É muito comum ver instituições de ensino cobrando juros moratórios de 0,33% ao dia, porém esse percentual é abusivo, haja vista que em 30 dias iria acarretar o montante de 10% de juros, violando completamente a norma que prevê o limite de 1% ao mês.  

Aplicação de multa e juros na prestação de serviços educacionais 
Multa 2% (uma única vez) 
Juros Moratórios 1% ao mês ou 0,033% ao dia 

Portanto, sempre que o cliente atrasar o pagamento, não exceda os limites acima indicados na aplicação da multa e dos juros moratórios, pois caso contrário, a instituição de ensino pode ser punida pelo Poder Público em eventual fiscalização acerca do cumprimento das normas jurídicas.  

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu