Como a Relação da Escola com os Responsáveis Auxilia na Performance do Aluno

A união entre a escola e a família precisa ser forte desde o dia da escolha da instituição, visando que a criança se beneficie de viver em ambientes que pregam os mesmos valores.

Por isso, os pais precisam tomar cuidado na escolha da instituição, visando poder construir um relacionamento com a comunidade escolar que permita o total desenvolvimento da criança.

Não só no ambiente acadêmico, como também nas interações sociais com os coleguinhas da escola, permitindo que a criança desenvolva todas as suas habilidades no tempo adequado.

Família e Escola em União

Atualmente existe uma maior facilidade de comunicação entre os pais dos alunos e a escola, uma vez que a tecnologia vem sendo uma aliada dessa relação. Realizar essa aproximação é importante, principalmente deixando todos os envolvidos cientes sobre o quão importante é essa aproximação para a formação das crianças.

Tudo começa na escolha da escola, que precisa ter os mesmos princípios que a família deseja para a educação da criança, esse fato já aproximará a instituição dos pais dos alunos, porque facilitará uma relação de confiança entre a família e a instituição.

Outro aspecto importante é que a instituição deverá manter esforços constantes para que essa união esteja sempre em harmonia, de modo que todos estejam cientes de suas responsabilidades no processo educacional.

É preciso que a família compreenda que se a criança não cumpre com as obrigações propostas pela escola, a tendência é de que seu desempenho seja ruim, não só com relação às faltas nas aulas, como também com relação aos deveres de casa e atividades propostas.

Sendo papel da família a cobrança e o incentivo para que a criança perceba que é importante estudar e desenvolva o hábito de ler e de gostar dos momentos de tarefas escolares e da própria ida para a escola que precisa ser agradável.

Valores Sempre Claros

Uma boa forma de garantir que os pais dos alunos adotarão o comportamento que a escola espera, ou seja, que serão pais participativos e que estão interessados na formação dos alunos é falar claramente aos pais visitantes sobre os valores da instituição.

Ao receber os pais que desejam matricular seus filhos, é importante deixar claro que a instituição acredita na união entre pais e colégio, visando que esses visitantes compreendam que a participação deles na educação dos filhos é crucial para o desenvolvimento pleno da criança.

Essa conversa já demonstrará aos pais visitantes que a escola deseja que os alunos sejam incentivados dentro e fora de sala de aula, o que por si só já estabelecerá laços positivos entre a instituição e a família, que sempre deseja ter seus filhos em ambientes seguro e com excelente desempenho. 

Ter esse diálogo de forma muito clara, expondo os valores reais da escola acaba por contar pontos positivos para a instituição, porque a transparência tende a ser vista como um fator positivo para os pais, estabelecendo confiança já na primeira visita.

Por isso, os profissionais que realizam essas visitas na instituição não podem se constranger ou ter o receio de que algum responsável não se interesse pela instituição porque não quer esse tipo de cobrança sobre sua participação no ambiente escolar.

Este é o tipo de diálogo que precisa existir entre família e escola justamente para que todos estejam cientes de suas obrigações e entendam muito bem seu papel na formação da criança.

Orientar os Pais

Utilizando canais de comunicação que sejam eficientes, os pais precisam estar cientes sobre a importância de cobrar dos filhos que suas responsabilidades sejam executadas todos os dias.

A escola deve orientar aos pais que não se trata somente de um dever de casa que a criança não está fazendo e que por isso, os pais se sentam e praticamente realizam a tarefa por conta própria.

Mas que se trata de ensinar a criança através daquele exercício que todas as pessoas na sociedade possuem direitos e deveres, que brincar é um direito da criança e que é muito prazeroso, mas que os deveres escolares precisam ser feitos e encaixados na rotina infantil.

Os pais por sua vez, precisam estar cientes sobre o seu importante papel em casa, como orientadores do desenvolvimento infantil, porque se a instituição solicita demandas da criança e a mesma não atende essas demandas e os pais não a cobram, isso gera dificuldade para a escola disciplinar o aluno.

Principalmente porque os pais ao não cobrarem da criança uma atitude mais proativa com a própria educação, tendem a passar a imagem de que a criança pode fazer o que quiser e quando quiser, o que é ruim para o processo educacional como um todo.

Os professores precisam ter um canal de comunicação com os pais que possibilite o diálogo sobre como está a rotina da criança, visando sempre orientar os responsáveis para melhorar o desempenho infantil na escola. 

Eventos Escolares

Outro fator muito importante que auxilia na performance dos alunos, é que os pais os acompanhem em eventos escolares! 

Com a rotina acelerada de trabalho, é compreensível que muitas vezes os pais acabam esquecendo ou deixando passar alguma informação, que só é percebida em cima da hora ou que realmente ficaria esquecido.

Mas a presença dos pais na rotina escolar dos filhos é de extrema importância. Nesses eventos promovidos pela escola, os pais de alunos poderão se conhecer, formando amizades com os pais dos amiguinhos dos filhos, conhecer a professora e conversar sobre o desempenho do aluno e até mesmo observar o comportamento social dos filhos.

Esse acompanhamento próximo e incentivo dos pais para que as crianças gostem da escola é de extrema importância, visto que dá a criança a real percepção de como é importante que ela tenha um desempenho positivo na escola e como isso deixará seus pais satisfeitos.

A adoção desse comportamento por parte da família tende a fazer com que a criança se sinta incentivada a dar o seu melhor na escola a cada dia, o que é benéfico para todos os envolvidos no processo educacional.

Canal de Comunicação

Para que os pais tenham essa proximidade, a escola precisa estar sempre disposta a se aproximar a cada dia dos pais, oferecendo canais de comunicação que sejam eficientes e que permitam aos pais o acompanhamento em tempo real da rotina dos filhos.

Os sistemas de comunicação automatizados são interessantíssimos para que a instituição possa emitir informações relevantes de maneira mais rápida para todos os pais, como por exemplo: notificar os pais de que um evento se aproxima ou que o boletim foi lançado.

O investimento da escola em comunicação direta e eficiente com os pais é fundamental, visando manter toda a comunidade escolar sempre envolvida e participativa no ambiente da escola, o que implica diretamente na melhora do desempenho de todos os alunos.

Cada escola terá um canal de comunicação que será mais eficiente, justamente porque isso depende do grupo de pais que possuem filhos matriculados na instituição, mas é papel da escola incentivar o uso dos canais de comunicação para o acompanhamento dos filhos.

Estabelecer essa comunicação é crucial para evitar conflitos e manter todos os envolvidos no processo educacional sempre satisfeitos com o desempenho da escola! Na sua instituição, o que tem feito a diferença para incentivar os pais a se envolverem?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu