6 vantagens em aceitar cartão de crédito na sua instituição de ensino

Ao montar o plano de negócios para a abertura de uma instituição de ensino, vários fatores precisam ser planejados, entre eles:

  • Quais estratégias irei utilizar para atrair clientes?
  • Onde estará situada minha instituição de ensino?
  • Como organizarei a gestão financeira da instituição?
  • Como precificar os cursos ofertados?

A lista de decisões e afazeres só cresce. E hoje iremos nos ater as dicas sobre as questões financeiras da sua instituição.

No seu plano de gestão financeira é importantíssimo avaliar quais os meios de pagamentos que serão disponibilizados pela sua instituição para os clientes. Pretende aceitar cartões, boletos e outras formas de pagamento?

A facilitação do pagamento é parte crucial no combate à inadimplência dos seus clientes. Pensando na questão dos cartões, é preciso entender a importância de aceitar pagamentos via cartão de crédito em sua instituição.

Para isso, montamos uma lista de dados que você deverá analisar, verificando as vantagens de aceitar o recebimento via cartão de crédito em sua instituição de ensino. Confira agora!

1. A Comodidade do Seu Cliente

A busca por comodidade e facilidades é uma das principais forças a mover o mercado. E por que não oferecer comodidade para o seu cliente?

Observe que não é à toa que o número de compras online vem crescendo, mesmo em cenário de crise econômica.

Afinal, quem deseja sair e enfrentar filas quando se pode resolver tudo diretamente do conforto de casa?

O mesmo funciona para os clientes que desejam se matricular na sua instituição. Eles buscam conforto e comodidade em todas as etapas, inclusive no pagamento.

Por que pegar a fila da lotérica se tudo pode ser feito de casa? Pense na sua própria rotina! Nos últimos dias você utilizou mais seu dinheiro em especie ou efetuou mais pagamentos usando cartões?

Até mesmo por motivo de segurança pessoal, as pessoas têm preferido o uso de cartões. É excepcional para um cliente que ele tenha a segurança de poder pagar como preferir.

Ao oferecer a opção de pagamento por cartão de crédito você estará facilitando a vida de seus clientes. O que tende a te ajudar a combater a inadimplência. E garantir que todos os seus clientes matriculados tenham facilidade de pagar as mensalidades.

2. Segurança Para Você e Seu Cliente

Não há como negar que uma das grandes vantagens de aceitar pagamentos com cartão de crédito são os ganhos em segurança. Tanto para a instituição quanto para o aluno, a segurança tende a ser maior ao não ter que andar com quantias em espécie.

Tendo um volume menor de “dinheiro vivo” em seu caixa, naturalmente a exposição da sua empresa tende a ser diminuída com relação a roubos e furtos.

Consequentemente, a segurança de todos os envolvidos aumenta. Além disso, o consumidor poderá concentrar os pagamentos via cartão, que também são pagamentos mais seguros. Uma vez que são protegidos por senhas e mecanismos de segurança.

Outro aspecto interessante, é que ao ter o recebimento via cartão, a instituição não precisa se preocupar com nenhuma outra etapa do pagamento.

O que por si só dá segurança ao setor de gestão financeira, de que o dinheiro estará na conta no prazo determinado. Facilitando o fluxo de caixa da empresa.

3. Aumento do Ticket Médio

Se você ainda tem dúvidas com relação a aderir o pagamento por cartões de crédito, motivos para isso não faltam!

Não é só o volume de vendas que possui potencial de crescimento quando a empresa aceita cartões, o ticket médio do negócio também pode aumentar.

O que acontece é que os clientes se sentem motivados a consumirem mais quando o pagamento não pesa no bolso.

A depender do valor do produto ou serviço, o pagamento imediato tende a assustar um pouco mais. Já a possibilidade de parcelar a compra do produto ou serviço torna essa aquisição mais atraente.

Principalmente porque as parcelas pequenas tendem a não pesar no bolso, o que faz com que o cliente fique inclinado a efetuar a contratação.

Assim, as vendas aumentam e puxam o ticket médio da sua empresa para cima. Afinal, mediante uma parcela pequena no cartão, fica mais fácil que o cliente deseje comprar outros itens ou serviços. Complementando a compra e investindo muito mais dinheiro nas transações com a sua instituição.

4. Diminuição das Taxas de Inadimplência

Uma das principais tarefas de todo setor de gestão financeira de instituições de ensino é planejar ações de combate a inadimplência.

E uma dessas ações é sem dúvidas aceitar cartão de crédito. Nas vendas com cartão de crédito a empresa não precisa se preocupar com o pagamento. A confirmação do recebimento do valor é feita na hora.

Assim, a instituição não precisa se preocupar com vencimento de boleto ou qualquer outra etapa do pagamento.

Além disso, aceitar cartões é mais confiável que aceitar cheques como forma de pagamento. Afinal, ao passar o cartão o valor é confirmado, já ao receber um cheque existe a possibilidade de que o consumidor passe um cheque sem fundos.

5. Possibilidade de Renegociar e Recuperar Recursos

Infelizmente, toda instituição acaba por ter um ou outro aluno inadimplente. E poder renegociar com esses devedores é uma excelente estratégia para recuperar recursos.

Afinal, recuperar esses recursos é essencial para o equilíbrio financeiro da instituição. Com o parcelamento da dívida via cartão de crédito, tudo se torna mais fácil.

Com esse recurso, a instituição pode oferecer boas condições para que o devedor regularize as pendências financeiras.

Assim, todos da comunidade educacional saem beneficiados pela regularização dos pagamentos. Fica bom para o seu aluno e você ainda terá a garantia de recebido do que foi negociado.

6. Ganhos na Competitividade da Instituição

Por fim, é preciso sinalizar que resumidamente, tudo que falamos impacta de maneira positiva no aumento da competitividade do seu negócio.

A possibilidade de pagamento via cartão de crédito é na verdade uma adequação do seu negócio. A instituição que aceita cartão de crédito tende a ser vista como mais moderna e atrativa.

Afinal, ela oferece a comodidade e praticidade que todo consumidor busca em suas relações, uma vez que isso economiza tempo dos seus clientes na hora de realizar os pagamentos. O que se torna inclusive, um diferencial da sua instituição perante os demais concorrentes.

Naturalmente, isso facilita a ampliação de seu público e o aumento da sua competitividade no seu segmento de atuação.

Não é Difícil de Implementar

Agora que você já conhece todos os benefícios de aceitar cartões de crédito na sua instituição, é preciso saber também que se desejar, será fácil começar a aceitar cartões.

O Galileu oferece aos usuários do sistema de Cobrança Direta Galileu a facilidade necessária para que possam aceitar cartão de crédito.

Com poucos cliques o usuário do sistema já poderá habilitar a aceitação do cartão de crédito. O que irá beneficiar a instituição e seus alunos.

Caso exista qualquer dúvida com relação ao sistema, basta acessar o chat, nossa equipe está sempre pronta para auxiliar.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas, que certamente irão ajudar na gestão financeira da sua instituição. E que sua escola possa começar a usufruir de todos esses benefícios que o recebimento em cartão de crédito possibilita.

Cobrança direta Galileu

Automatize os recebíveis e diminua os custos da sua instituição de ensino

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu